sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CRIAÇÃO DO BRASÃO DA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO DA CATINGUEIRA

     No  dia 25 de Dezembro de 2011 foi apresentado a Comunidade Cristã Católica de nossa cidade o Brasão da Paróquia de Sebastião até então não havia.

Desde os tempos medievais, os brasões tornaram de uso comum para os guerreiros e para a nobreza, e por com seguinte foi-se desenvolvendo uma linguagem bem articulada que regula e descreve a heráldica civil (a arte de formar e descrever brasões de armas e escudos).Paralelamente, também para o clero se formou uma heráldica eclesiástica. Ela segue as regras da civil para a composição e a definição do escudo, mas coloca em redor símbolos de insígnias de caráter eclesiástico e religioso, segundo os graus da Ordem sacra, da jurisdição e da dignidade.
      O seu idealizador o Padre Bento de Oliveira em um dia expirado teve a brilhante idéia de criar então a bandeira e brasão da referida  denominação Católica já citada propondo que na Festa do Padroeiro de Catingueira fosse hasteada junto com a Bandeira do Município no dia 10 de Janeiro de 2012 na praça em fronte  a Matriz até o momento do hasteamento do tão tradicional  e de grande relevância religiosa do Mastro de São Sebastião  saindo de dento do templo pelos os homens  até o local onde serão retiradas as duas bandeiras que já se encontra permanecendo apenas o mastro e sua bandeira  que será içada pelo responsável da noite Bruno Montenegro Pires de Mendonça Furtado  neto e representante da família de Dr. Paulo Montenegro Pires (in memoriam).
O Brasão tem a finalidade de identificar  melhor os  documentos, vestuário, elementos arquitetônicos, patrimônio entre outro pertences Cristão Católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário